segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CURRÍCULO E FORMAÇÃO

  • Incentivo aos programas de iniciação científica e de extensão.
  • Discussão sobre o processo de seleção das/dos bolsistas;
  • Qualificação da didática e pedagógica dos/as professores/as.
  • Por um sistema de avaliação de disciplinas e professores/as que seja EFICAZ (para além das “bolinhas”).
  • Qualificação no acompanhamento pedagógico e orientação acadêmica.
  • Promoção de um Fórum Avaliativo dos currículos e estrutura política, pedagógica e administrativa dos cursos.
  • Por um acompanhamento de egressos da UnB de qualidade e eficácia.
  • Aumento e atualização do acervo bibliográfico da BCE e das bibliotecas setoriais.
  • Aumento do acervo bibliográfico em braille e da disposição de materiais adequados a estudantes com deficiência visual (máquinas de braille e programas com leitores de tela nos computadores da biblioteca e laboratórios).
  • Incentivo e maior disposição ao uso das produções de TCC, dissertações e teses produzidas por alunos e alunas da UnB.
  • Incentivo à participação em congressos e eventos científicos.
  • Pelo aumento de contrato efetivo de professores/as, garantindo as demandas das DCN’s, (como é o grave exemplo da disciplina de LIBRAS).
  • Por intérpretes de Libras que possam atender às necessidades de estudantes, professores/as, técnico-administrativos/as, terceirizados/as e demais da comunidade acadêmica.
  • Aumento de disciplinas que preparem os e as profissionais a lidar com a diversidade.
  • Oferta de disciplinas e vagas equivalente a real demanda. Chega de sala super lotadas e locais a definir.
  • Pelo aumento de disciplinas optativas.
  • Incentivo à realização das semanas de curso, organizadas também pelos/as próprios/as estudantes.
  • Aumento de laboratórios de informática de qualidade e arejados (nada de máquinas velhas e salas quentes), que fiquem à disposição dos/as estudantes, nas faculdades e institutos, e em todos os campi da UnB.
  • Levantar um programa de Valorização das Licenciaturas.
  • Maior incentivo dos/as graduados/as na UnB na educação continuada ofertada pela universidade.
  • Material didático e de prática para as/os estudantes, especialmente os cursos novos e com demandas de material específico para a formação plena.
  • Reorganização na distribuição de disciplinas no fluxo curricular evitando, principalmente, choque de dia e horário de matérias obrigatórias com pré-requisito para conclusão do curso.
  • Incentivo a organização e participação de temáticas acadêmicas – não apenas de estudantes, mas também de professores/as, para que seus alunos/as possam participar.
  • Garantia de espaços e estrutura para aulas práticas. 

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