- Incentivo aos programas de iniciação científica e de extensão.
- Discussão sobre o processo de seleção das/dos bolsistas;
- Qualificação da didática e pedagógica dos/as professores/as.
- Por um sistema de avaliação de disciplinas e professores/as que seja EFICAZ (para além das “bolinhas”).
- Qualificação no acompanhamento pedagógico e orientação acadêmica.
- Promoção de um Fórum Avaliativo dos currículos e estrutura política, pedagógica e administrativa dos cursos.
- Por um acompanhamento de egressos da UnB de qualidade e eficácia.
- Aumento e atualização do acervo bibliográfico da BCE e das bibliotecas setoriais.
- Aumento do acervo bibliográfico em braille e da disposição de materiais adequados a estudantes com deficiência visual (máquinas de braille e programas com leitores de tela nos computadores da biblioteca e laboratórios).
- Incentivo e maior disposição ao uso das produções de TCC, dissertações e teses produzidas por alunos e alunas da UnB.
- Incentivo à participação em congressos e eventos científicos.
- Pelo aumento de contrato efetivo de professores/as, garantindo as demandas das DCN’s, (como é o grave exemplo da disciplina de LIBRAS).
- Por intérpretes de Libras que possam atender às necessidades de estudantes, professores/as, técnico-administrativos/as, terceirizados/as e demais da comunidade acadêmica.
- Aumento de disciplinas que preparem os e as profissionais a lidar com a diversidade.
- Oferta de disciplinas e vagas equivalente a real demanda. Chega de sala super lotadas e locais a definir.
- Pelo aumento de disciplinas optativas.
- Incentivo à realização das semanas de curso, organizadas também pelos/as próprios/as estudantes.
- Aumento de laboratórios de informática de qualidade e arejados (nada de máquinas velhas e salas quentes), que fiquem à disposição dos/as estudantes, nas faculdades e institutos, e em todos os campi da UnB.
- Levantar um programa de Valorização das Licenciaturas.
- Maior incentivo dos/as graduados/as na UnB na educação continuada ofertada pela universidade.
- Material didático e de prática para as/os estudantes, especialmente os cursos novos e com demandas de material específico para a formação plena.
- Reorganização na distribuição de disciplinas no fluxo curricular evitando, principalmente, choque de dia e horário de matérias obrigatórias com pré-requisito para conclusão do curso.
- Incentivo a organização e participação de temáticas acadêmicas – não apenas de estudantes, mas também de professores/as, para que seus alunos/as possam participar.
- Garantia de espaços e estrutura para aulas práticas.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
CURRÍCULO E FORMAÇÃO
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